Home » Brasil » Novo coquetel AIDS do SUS 2014

Novo coquetel AIDS do SUS 2014

A utilização de coquetéis em pacientes portadores do vírus HIV já é comum, no entanto a associação de novas drogas traz novos resultados e representa uma esperança para aqueles que lutam pela vida.  Quem depende do sistema público de saúde infelizmente não tem muitas opções e tem que seguir o único tratamento que lhes é disponibilizado, mas a última notícia dada pelo governo federal foi bastante animadora para quem utiliza esse serviço.

Um coquetel que associa tenofovir e lamivudina, duas drogas usadas para tratamento de pacientes com AIDS, deverá começar a ser distribuído pelo governo já neste mês. A chegada do medicamento combinado no SUS é aguardada há muito tempo, mas houve problemas com a parceria feita com o laboratório que produziria as drogas na ocasião. De acordo com o infectologistas, as drogas trazem menos incômodos, tornam a vida do paciente mais prática e com menos doenças oportunistas.

Novo coquetel AIDS do SUS 2014

O laboratório Blanver é o desenvolvedor da combinação entre as drogas no Brasil e será o responsável por transmitir a tecnologia de produção para o Farmanguinhos, laboratório público que desenvolverá o coquetel para o SUS. Mas, questões burocráticas ainda estão sendo resolvidas para que a produção e distribuição comecem. Desde o anúncio feito pelo Ministério da Saúde até o momento, aguarda-se que a Anvisa  conceda o registro de produção para o Farmanguinhos.

expectativa é grande, considerando que há mais de trezentos mil portadores do vírus em tratamento no SUS. A maioria deles já faz uso de coquetéis, mas muitos ainda sem uma dessas drogas. Atualmente, o tratamento é feito com medicamentos antirretrovirais, sendo que a primeira linha de tratamento é definida por três medicamentos: tenofovir, lamivudina e efavirenz. Em casos especiais poderão ser utilizados o AZT, o abacavir ou a didanosina. Todos possuem como objetivo final melhorar a qualidade e a expectativa de vida.

Resumo do Dia.

Sobre Lucas Souza Publicidade

Lucas Souza Publicidade

Jornalista e Blogueiro.
Diretor do site que mais cresce na Bahia.

Verificar também

Em ato falho, ACM Neto confirma candidatura ao governo em 2018.

Em ato falho, ACM Neto confirma candidatura ao governo em 2018.

 Evilásio Júnior , METRO.  Foto: Foto: Tácio Moreira/ Metropress   Embora diga que só definirá o …