Home » Brasil » PNE pra valer, já!

PNE pra valer, já!

PNE pra valer, já!
PNE pra valer, já!
Nesta quarta-feira (19), coincidindo com o ato público convocado pela CNTE e seus sindicatos filiados em Brasília, para finalizar a greve nacional de três dias promovida pela categoria, o relator do Plano Nacional de Educação na Câmara dos Deputados, Ângelo Vanhoni (PT-PR), apresentará seu relatório aos membros da Comissão Especial do PNE, que deverão votar a matéria antes de remetê-la para apreciação do plenário da Casa.

 Conforme informado pela CNTE, anteriormente, a votação do PNE precisa ocorrer o mais tardar neste primeiro trimestre, pois, a partir daí, como de costume em anos eleitorais, o Congresso Nacional entrará em “recesso branco” em razão das eleições de outubro.

Sobre o conteúdo do Plano Nacional de Educação, a CNTE já manifestou apoio majoritário ao substitutivo aprovado inicialmente na Câmara dos Deputados, embora a Entidade considere importante que o projeto final absorva alterações pontuais produzidas no Senado, como nas metas 15 e 16 que incorporaram os conceitos da Lei 12.796, estendendo aos funcionários da educação o direito à formação inicial e continuada até então previsto somente para o magistério.

Sobre a meta 20, referente ao financiamento, a CNTE luta pela vinculação do percentual equivalente a 10% do PIB para a educação púbica, bem como pela garantia de complementação da União ao Custo Aluno Qualidade, a ser implementado nos primeiros anos de vigência do PNE.

Em paralelo ao debate do Plano Nacional de Educação, a CNTE reitera sua posição contra as propostas dos governadores para o reajuste do piso do magistério, e espera que o Congresso Nacional não tome mais nenhuma posição sobre essa questão, sem prévia consulta aos trabalhadores da educação. Nosso apelo visa a evitar novos desgastes, como os ocorridos por ocasião da votação do PL 3.776/08, que continua com a decisão de vincular o reajuste do piso ao INPC suspensa, em razão de recurso interposto por um grupo de parlamentares, a pedido da CNTE, ainda pendente de apreciação em plenário.

A CNTE aproveita a oportunidade para parabenizar seus sindicatos filiados pela realização da vitoriosa greve nacional em defesa do piso do magistério e da valorização de todos/as os/as trabalhadores/as em educação, e desde já convoca a categoria para organizar a 15ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que acontecerá de 24 a 30 de abril, em todos os estados.

CNTE

Sobre Lucas Souza Publicidade

Lucas Souza Publicidade

Jornalista e Blogueiro.
Diretor do site que mais cresce na Bahia.

Verificar também

Em ato falho, ACM Neto confirma candidatura ao governo em 2018.

Em ato falho, ACM Neto confirma candidatura ao governo em 2018.

 Evilásio Júnior , METRO.  Foto: Foto: Tácio Moreira/ Metropress   Embora diga que só definirá o …