Home » Noticias » Obra da Codevasf em Irecê facilita o comércio da produção agrícola familiar.

Obra da Codevasf em Irecê facilita o comércio da produção agrícola familiar.

Fotos: Codesvaf.

O investimento é de cerca de R$ 2,2 milhões

Uma obra em fase de execução pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promete fortalecer a agricultura familiar em Irecê, na Bahia: a pavimentação do acesso ao Centro de Comercialização de Produtos Agrícolas de Irecê, o Mercado do Produtor, totalizando um investimento de cerca de R$ 2,2 milhões.

A pavimentação em asfalto alcança uma área de mais de 11 mil metros quadrados; mais 25,6 mil metros quadrados de pavimentação em paralelepípedo e ainda outros 3,7 mil metros quadrados em lastro de brita (gravilhão). O Centro deComercialização de Produtos Agrícolas de Irecê está em fase de construção, pelo governo estadual, na sede do município.

“Essa é uma demanda antiga do Território de Irecê, região que se tornou importante polo de hortaliças. Temos muitos poços artesianos e muitos agricultores familiares. Por isso, a quantidade de produtores é enorme. Quando concluído, este será um importante ponto para armazenamento e comercialização”, afirma Walter Ney Rodrigues, presidente da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Coopirecê).

“Hoje, com o controle de temperatura, a cenoura, por exemplo, pode durar cerca de 150 dias. Contando com capacidade de armazenamento adequado, poderemos acabar com os períodos sem produção e controlar os preços durante o ano”, acrescenta.

A ação tem o objetivo de melhorar o acesso ao redor do complexo para possibilitar uma adequada comercialização dos produtos dentro das exigências sanitárias. A pavimentação das vias possibilitará o pleno funcionamento do mercado e promoverá o desenvolvimento da atividade agropecuária, o que aumentará o poder aquisitivo de produtores e suas famílias e do número de empregos, além de possibilitar a oferta de produtos de elevado padrão de qualidade, promovendo o desenvolvimento sustentável da economia da região.

“Em nossa região, o município de João Dourado é um grande produtor de tomate; Lapão, de cenoura; Irecê, de cebola e beterraba; e ainda tem a banana do projeto Mirorós e a pinha de Presidente Dutra”, diz Luiz Alberto Barbosa, chefe do escritório da Codevasf em Irecê, que é ligado à 2ª Superintendência Regional, baseada em Bom Jesus da Lapa.

De acordo com Barbosa, a região transportava todos esses produtos para o mercado do produtor de Juazeiro. “O Mercado do Produtor de Irecê terá a importância de fazer com que esses produtos sejam armazenados e comercializados no próprio município e não mais transportados para a região de Juazeiro, porque nessa distância, 500 quilômetros, você perde preço e qualidade. É muito importante ter esse mercado aqui para que se possa ter qualidade, preço, possa armazenar e ter a garantia de conservação desses produtos”, aponta.

“A Codevasf é uma das coordenadoras do Comitê Gestor do Território de Irecê, e beneficiará 21 municípios com esta obra, uma população de mais de meio milhão de pessoas. Os produtores rurais ganharão melhores condições de transportar, armazenar e comercializar os seus produtos”, destaca Luiz Alberto Barbosa, acrescentando que a obra, em estágio avançado, deverá estar concluída num prazo de três meses.

Codevasf

Sobre Lucas Souza Publicidade

Lucas Souza Publicidade
Jornalista e Blogueiro.

Verificar também

MELHORIAS PARA O MUNICÍPIO DE JOÃO DOURADO É PAUTA DE REUNIÃO NA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

MELHORIAS PARA O MUNICÍPIO DE JOÃO DOURADO É PAUTA DE REUNIÃO NA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO.

Satisfação grande reencontrar o nosso ex-governador Jaques Wagner, atualmente Secretário de Desenvolvimento Econômico, nesta quarta-feira …