Home » Noticias » Pesquisa aponta Souto na liderança para governo e Geddel à frente no Senado.

Pesquisa aponta Souto na liderança para governo e Geddel à frente no Senado.

O democrata está com 42%, bem à frente dos dois principais concorrentes.

DSC02141

Foto: Heitor Figueredo

A pesquisa Ibope/Correio desta terça-feira (27) aponta o pré-candidato do DEM Paulo Souto na liderança, com possibilidade de vitória já no primeiro turno, na corrida pelo governo do Estado. Circula a informação nos bastidores políticos de que, conforme o levantamento estimulado, quando é oferecida a lista de postulantes ao eleitor, o democrata está com 42%, bem à frente dos dois principais concorrentes: Lídice da Mata (PSB) aparece com 11% e Rui Costa (PT) com 9%. Na disputa pelo Senado, o cenário também é favorável à oposição: Geddel Vieira Lima (PMDB) surge com 34%, contra 14% de Otto Alencar (PSD) e 5% de Eliana Calmon (PSB). O Ibope ouviu 1.008 entrevistados entre 15 e 19 de maio. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A amostragem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no último dia 22 sob o número BA-00004/2014.

Otto diz que “pesquisa encomendada por adversário é sempre suspeita”.

O vice-governador do Estado e pré-candidato a senador pela chapa governista, Otto Alencar (PSD), contestou os números da última pesquisa Ibope/Correio divulgados nesta terça-feira (27). Em contato com o Bahia Notícias, o postulante ao Congresso disse ter consultas internas com resultados “bem diferentes”. “Pesquisas com mais de 2 mil entrevistas e números bem mais favoráveis tanto para mim quanto para Rui [Costa, PT, aspirante ao Palácio de Ondina]. Pesquisa encomendada por adversário sempre é uma coisa suspeita”, cogitou, ao ponderar que o jornal é controlado pela família Magalhães, do prefeito de Salvador e coordenador do processo de escolha da chapa da oposição, ACM Neto (DEM). Outro aspecto contestado por Otto é a distância entre o levantamento, realizado entre 15 e 19 de maio, e a divulgação, sete dias depois.

ottoO pré-candidato ao Senado Federal na chapa do petista Rui Costa, Otto Alencar | FOTO: Vitor Fernandes/Jornal da Chapada |

“Foi divulgado antes por Deus e o mundo. O furo de reportagem quem deu foram os corredores da Assembleia Legislativa, dos shoppings e restaurantes de Salvador. Todos os blogs já sabiam. O jornal está dando notícia requentada”, ironizou. O próprio instituto responsável pela coleta dos dados, embora seja o maior do país, no entendimento do governista não tem credibilidade. “O Ibope, na Bahia, nos últimos anos tem permanentemente errado. Em um universo de quase 10 milhões de eleitores, faz 1.008 entrevistas. Em 2006 e 2010, quem chegou na frente e ganhou a eleição, o Ibope dava como derrotado. Aqui na Bahia, quem normalmente o Ibope coloca na frente, só chega atrás”, avaliou, ao relembrar as últimas vitórias do atual governador, Jaques Wagner (PT). Segundo a amostragem, Otto é o segundo na corrida pelo Senado, atrás de Geddel Vieira Lima (PMDB), com 34%, e à frente de Eliana Calmon (PSB), com 5%. Para o governo, Paulo Souto (DEM) tem 42%, seguido de Lídice da Mata (PSB), com 11% e Rui Costa (PT), com 9%.

Informações do site Bahia Notícias.

Sobre Lucas Souza Publicidade

Lucas Souza Publicidade
Jornalista e Blogueiro.

Verificar também

Bahia: Governo anuncia concurso com 3,4 mil vagas para professores e coordenadores pedagógicos.

Bahia: Governo anuncia concurso com 3,4 mil vagas para professores e coordenadores pedagógicos. ASCOM Bahia. …