Home » Educação » Prouni 2015: Quando começam as inscrições?

Prouni 2015: Quando começam as inscrições?

O Prouni 2015 começará suas inscrições em breve. O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa do Governo Federal que distribui bolsas de estudo e tem como foco pessoas de baixa renda que se encaixam em critérios socioeconômicos pré-estabelecidos. Um pré-requisito básico para a inscrição e obtenção de uma bolsa no Prouni 2015 é ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio 2014 (Enem), veja mais informações no Site do Enem.

Em 2014 a prova do Enem foi realizada nos dias 09 e 10 de novembro em todo o Brasil, a grande maioria dos estudantes que realizam o Enem tem como objetivo conseguir uma bolsa de estudos através do Prouni entretanto não basta ter feito o Enem para pleitear uma vaga, um dos requisitos básicos para concorrer é ter obtido um mínimo de 450 pontos nas provas objetivas do Enem e não ter zerado a redação. Estudantes que obtiveram no Enem 2014 nota inferior a 450 pontos não poderão fazer sua inscrição no Prouni 2015!

Assim que abertas, as inscrições podem ser feitas no site oficial do Prouni no endereço http://prouniportal.mec.gov.br/. No site também é possível consultar mais informações sobre o funcionamento do Prouni.

Depois do Enem 2014, os estudantes já começam a se inteirar sobre quando começam as inscrições para o Prouni 2015. Após passada toda a ansiedade da realização do Enem e apreensão em relação ao desempenho nas provas, chega a hora de descobrirem se sua nota será suficiente para conseguir uma bolsa de estudos no Prouni 2015.

Inscrições deveram começar em janeiro/2015

A edição deste ano do Prouni iniciou as inscrições em 13 de janeiro e se estendeu até o dia 17 de janeiro. O Ministério da Educação (MEC) ainda não se pronunciou sobre quando começam as inscrições do Prouni 2015, normalmente esse anúncio sobre a data exata de quando começam as inscrições só é feito poucos dias antes do início. Neste ano o MEC publicou o edital do Prouni em 7 de janeiro de 2014, cerca de uma semana antes do início das inscrições. Em 2015 é provável que o MEC divulgue oficialmente a data das inscrições e o cronograma oficial somente no início de janeiro de 2015.

Como nas edições anteriores, o prazo que o estudante terá para realizar sua inscrição no Prouni 2015 assim que abertas deverá ser de poucos dias, esse prazo não é prorrogável e os candidatos que perderem a data só tem outra chance no 2˚ semestre, por isso é muito importante que os candidatos não percam o prazo de inscrição. Tão logo o MEC anuncie o cronograma do Prouni 2015, as datas deverão ser exaustivamente anunciadas nos veículos de comunicação como jornais, internet e TV para o conhecimento de toda a população.

Além do Prouni, que oferece bolsas de estudo gratuitas em faculdades privadas, os candidatos que fizeram o Enem podem também tentar uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades federais, as inscrições para o Sisu costumam acontecer também no mês de janeiro.

Para participar do Prouni 2015, o candidato deverá se enquadrar nos seguintes requisitos:

  • Ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos no Enem 2014 e não ter zerado a redação
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública, ou particular na condição de bolsista integral
  • Não ter diploma de nível superior (exceto professores de educação básica da rede pública)
  • Ter renda per capita de 1,5 ou 3 salários mínimos, para concorrer a bolsas integrais (100%) ou parciais (50%), respectivamente.

Sobre Lucas Souza Publicidade

Lucas Souza Publicidade

Jornalista e Blogueiro.
Diretor do site que mais cresce na Bahia.

Verificar também

Em ato falho, ACM Neto confirma candidatura ao governo em 2018.

Em ato falho, ACM Neto confirma candidatura ao governo em 2018.

 Evilásio Júnior , METRO.  Foto: Foto: Tácio Moreira/ Metropress   Embora diga que só definirá o …