Home » Coluna » LEMBRANÇAS

LEMBRANÇAS

Lembranças palavra que exprime imagens mentais que nos fazem recordar experiências do passado, sejam elas, alegres, tristes, emotivas, fascinantes e muita saudade daquela época, nas quais ficam guardadas nos arquivos da memória trazendo fortes emoções daquilo que vivemos em outros tempos. Que saudade, sinto da época que meu pai comprou a primeira televisão lá pros anos 88, quanto anseio para assistir o clube da criança e vê heróis salvando o universo de vilões malvados querendo dominar a terra. Hoje observo o quanto estes momentos abriram as portas da minha imaginação, o quanto eu pude sonhar em querer ser alguém, em ter uma profissão, em querer o bem comum a todos os cidadãos brasileiros do qual faço parte. Hoje, percebo o quanto aquelas imagens me fizeram crescer como ser humano que respeita o outro como ele é.
Nessa época de festa junina as lembranças são inúmeras. A fogueira feita com madeira de árvores mortas, a qual alegrava a criançada na noite de Santo Antônio, São João e São Pedro a festa era garantida como bombinhas, chuvinha, pequenos explosivos. Além de comidas, muitas comidas, era o dia todo na comilança: milho cozido, pamonha, licor entre outros. O mais interessante era a fogueira em pé. Seu Antônio um dos vizinhos na época gostava de fazer uma fogueira em pé. Ele trazia uma árvore inteira e enterrava na frente de sua casa com frutas pendurada, cachaça e milho verde. A festa começava quando o tronco da árvore queimava por completo e ela caia e todas as crianças corriam para pegar alguma coisa, muito divertido.
Assim, são as lembranças quando chega nesta época impossível não lembrar, os arquivos de memória se abrem em flash e me deixa pensativo no quanto tudo mudou em algumas décadas. Nossos filhos já não tem a mesma diversão, o sentir da liberdade de vivenciar certa cultura apenas vive outros momentos com outros meios para diversão. A insegurança também contribui para tal mudança. Nesse meio termo, quantas perdas tivemos, quantas tristezas indesejadas, porém os momentos de alegria é o que permanece em memória, pois, a força, a fé e foco é o que nos determina o quanto podemos continuar, qual objetivo alcançar.
Esses registros fazem parte da nossa história de vida, nos ajuda a crescer e amadurecer. Além de ser subsidio para milhões de pessoas refletirem como é/foi sua infância nessa época em que milhares de pessoas vão a festas públicas e privadas na cidade enquanto nossas crianças ou estão em casa assistindo tv, no computador, vídeo game ou vão à festa dos adultos. E pouco aproveita momentos únicos com seus pares em volta de uma fogueira.

Sobre Evania

Evania Araujo de Siqueira

EVANIA ARAÚJO DE SIQUEIRA, natural de Trunfo PE, Licenciada em Pedagogia pela FAEL, com Especialização em Psicopedagogia Clínica/Institucional pela Faculdade Evangélica Liber Goiais. Professora Concursada no Município de João Dourado Ba. Atualmente é Coordenadora de Educação Inclusiva neste município, cujo tema é educar para todos e para casa um observando sempre suas necessidades e anseios em diferentes situações.

Verificar também

A Petrobras afunda junto com o Brasil !

  Segundo Valor Econômico de hoje, 04/10/2017, postado às 5:00 h, numa reportagem creditada à …